TEKSEA acompanhando a demanda crescente de navios especializados de alta tecnologia.
A TEKSEA participa em conjunto com BELOV Engenharia na concepção de dois navios inéditos para operação de apoio mergulho (DSV Diving Support Vessel) no Brasil, construídas em Salvador, Bahia.
Estas novas embarcações interessantes a serem batizadas de Belov Humaitá e Belov Amarlina serão da RAlly 4000, equipadas com um Sistema de Posicionamento Dinâmico (DP2), uma propulsão elétrica a diesel que aciona propulsores a jato de água e propulsores de proa. A embarcação deve ser certificada como embarcação de apoio especial para mergulho, adequada para navegação irrestrita, classificada pelo RINA.
O RAlly 4000 está sendo projetado pela Robert Allan Ltd. para ser equipado com um ROV LARS (sistema de lançamento e recuperação), um chassi A montado para operar o sino de mergulho, uma câmara de descompressão para apoiar os mergulhadores e aposentos mais espaçosos da tripulação. . Tudo isso será incorporado dentro de uma tonelagem bruta abaixo de 500 TAB. Os jatos de água são usados para garantir a segurança do mergulhador. Como os jatos de água são normalmente usados em embarcações de maior velocidade, uma análise extensiva de CFDs autopropulsada foi realizada internamente pela Robert Allan Ltd. para verificar a resistência e empuxo nas velocidades mais lentas que este projeto operará.
Belov Humaitá e Belov Amarlina têm os seguintes detalhes:
Comprimento total: 41,00 m
Feixe: 10,75 m
Velocidade: 12 nós
Tripulação: 38 (incluindo mergulhadores)
O escopo de trabalho de TEKSEA compreende na consultoria e engenharia do sistema de energia principal (Power Plant) com todos os elementos que compõem a propulsão diesel elétrico como os três motores elétricos síncronos de 550kW para propulsão bem como dos bow thrusters, três conversores de frequência liquid cooler VACON DANFOSS de 600kW, sistemas de energia em corrente contínua e sistemas de luzes de navegação e sinalização.
Gostaríamos de agradecer a BELOV por sua profunda confiança na TekSea quando se trata de tecnologias de ponta em propulsão diesel elétrico para navios especializados.
Com o sucesso destas entregas, a Teksea conclui o terceiro navio com o Grupo Belov, e mais virão em breve.
Bons ventos e um ótimo trabalho para estas novas embarcações que irão trabalhar para a PETROBRAS!